domingo, 25 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

SSP vai empregar mais de 2 mil agentes de segurança na Lavagem do Bonfim

Da Redação

A Secretaria da Segurança Pública vai realizar um amplo esquema operacional para a Operação Lavagem do Bonfim 2026, que acontece na próxima quinta-feira (15). Ao todo, 2.087 policiais e bombeiros serão empregados para garantir a segurança e a tranquilidade dos fiéis e participantes do evento religioso.

A Polícia Militar atuará com ações preventivas ao longo de todo o percurso, além do acompanhamento em tempo real da movimentação do público. O objetivo é assegurar a ordem pública e permitir que a celebração ocorra de forma pacífica.

A Polícia Civil também integrará a operação. Além do emprego das Delegacias Especiais de Área, as equipes vão realizar policiamento velado, investigação em campo e abordagens táticas durante a Lavagem do Bonfim.

O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para garantir pronta resposta a possíveis ocorrências. As equipes vão atuar no apoio operacional às ações e na preservação da integridade física dos participantes durante todo o evento. Já o Departamento de Polícia Técnica participará da operação com uma Unidade Móvel de Perícia.

Tecnologia

Durante todo o evento, câmeras serão utilizadas no monitoramento com tecnologia de Reconhecimento Facial, auxiliando na identificação de possíveis foragidos da Justiça. Plataformas de Observação Elevada (POE) também farão parte do esquema ao longo do trajeto.

O uso da tecnologia auxilia o trabalho das Forças da Segurança, proporcionando um tempo de resposta mais ágil para as equipes que estarão atuando em campo.

CICC ativado

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado para o monitoramento e apoio às equipes envolvidas na operação. A estrutura contará com a participação de 20 órgãos, estaduais e municipais, promovendo a integração das ações.

O funcionamento do CICC permitirá uma tomada de decisões mais rápida e coordenada durante toda a realização da Lavagem do Bonfim 2026.

Arquivos