quarta-feira, 21 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Transferência interna para alunos da rede estadual deve ser feita nesta terça (16)

Solicitação pode realizada via internet ou presencialmente em uma unidade de ensino

O processo de matrícula para o ano letivo de 2024 é voltado nesta terça-feira (16) para estudantes que pretendem se transferir de uma escola para outra na rede pública baiana. A solicitação pode ser feita via internet, por meio da plataforma do governo do Estado, ou presencialmente, na unidade escolar em que o aluno estava matriculado em 2023. A partir de quarta-feira (17), a Secretaria de Educação do Estado (SEC) inicia a matrícula de estudantes novos, também pela internet (ver cronograma abaixo).

Dona Marlene dos Santos, mãe da estudante autista Laiane Silva, aprovou a matrícula online, realizada sem fila e com dia exclusivo para pessoas com deficiência (PcD). “Eu acho maravilhoso, porque nós temos um dia específico, não pegamos fila e conseguimos logo a nossa vaga. Eu espero que a minha filha aprenda muito e tenha um bom apoio, pois eu tenho outra filha autista que já estuda na rede estadual e eu gostei muito da experiência”, disse.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, acompanhou a matrícula no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Salvador, e destacou que as escolas também já estão organizando a logística de entrega de livros e fardamento para o início das aulas, no dia 19 de fevereiro. “Eu vim olhar como está a matrícula e, olhando a escola, constatei em uma das salas a arrumação para o início das atividades em fevereiro, com os livros didáticos sendo acomodados em kits para a entrega aos estudantes”.

Ampliação da oferta de educação em tempo integral

Para o ano de 2024, o Estado vai duplicar a oferta de educação em tempo integral: passará de 60 mil para 120 mil vagas. Também serão ampliadas as vagas na educação profissional —saltarão de de 108 mil em 2023 para mais 143 mil, das quais 28.630 serão destinadas à educação profissional em tempo integral.

A diretora Neuza dos Santos, do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, falou do diferencial da escola de tempo integral. “Os alunos têm as cinco aulas regulares de manhã e mais duas regulares no turno vespertino, para que se mantenham na escola até às 3h da tarde. Além disso, ofertamos o café da manhã, o lanche das 10h e o almoço. Aqueles que estagiam podem tomar banho, almoçar, assistir às aulas e saírem daqui para o estágio. Na modalidade de Jovens e Adultos (EJA), nós temos uma procura muito grande”.

Confira o calendário de matrícula 2024

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do ensino Fundamental e EJA fundamental.

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do ensino médio, EJA e educação profissional e tecnológica.

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Arquivos