As vacinas fazem parte do calendário básico para crianças e adolescentes
A vacinação contra a hepatite A e HPV está disponível na capital baiana para crianças e adolescentes. Por fazer parte do calendário básico de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde, os pais ou responsáveis que ainda não imunizaram os menores devem se dirigir aos postos de saúde municipais para complementar o esquema vacinal.
A vacina contra a hepatite A é aplicada em dose única em crianças que completam 15 meses de vida, ou seja, 1 ano e 3 meses. Se a criança ainda não recebeu o imunizante, ainda há tempo: ela pode ser aplicada até os 5 anos de vida. A vacinação irá trazer maior saúde, longevidade e qualidade de vida.
Já a vacina da HPV, que protege contra quatro sorotipos, está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O imunizante favorece um cuidado com as meninas no futuro, prevenindo contra câncer de colo de útero, mas também protegerá os meninos contra cânceres de garganta e pênis, por exemplo.
“A gente reforça a importância de os pais estarem atentos e de manter atualizada a carteira de vacinação, porque não há como escolher que doença a criança terá. Então é importante vacinar desde o nascer, com a BCG, mas também ao longo do tempo. A vacina da HPV é uma vacina nobre porque previne o câncer. Para que eles tenham proteção e não venham a ser contaminados e desenvolver a doença anos depois”, relatou em nota a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos.
Os pais devem estar alertas às orientações dos profissionais de saúde, além das datas de retorno para completar o esquema de imunização dos menores.
No site da SMS é possível consultar as unidades básicas de saúde que ofertam os imunizantes à população. No perfil da pasta no Instagram (@smssalvador) também há informações sobre as unidades.