9 de maio de 2021 às 08:14
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Videoconferência envolve 62 municípios para aprimoramento das políticas de igualdade racial


Publicado em: 23/02/2018 8:42
Por: Da Redação


A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizou nesta quinta-feira (22), em Salvador, uma videoconferência envolvendo 62 municípios integrantes do Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Durante o evento, promovido em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), foram discutidos avanços, metas e desafios no âmbito das políticas afirmativas, além de temas como saúde da população negra, consórcios públicos, orçamento, direitos dos povos e comunidades tradicionais e políticas de cultura.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, ressaltou que o êxito das políticas de igualdade racial se dá, justamente, por meio de ações e diálogos alinhados entre municípios e estados. “O desafio e gestão da política de igualdade racial é uma questão central para o Governo do Estado, sobretudo num trabalho desenvolvido de forma transversal. A cooperação com os municípios, assim, torna-se fundamental para efetivarmos as ações”, afirmou a gestora, ao lado da coordenadora executiva da Sepromi, Cléia Costa, além do diretor-geral do IAT, Desidério Bispo.

Para Rita Luciana de Souza, coordenadora de Igualdade Racial de Dias D’Ávila, trata-se de uma oportunidade de trocas de experiências. “Atividades desta natureza são fundamentais, sem dúvidas, para atualizar nossas pautas e debates em torno das temáticas que envolvem as políticas de igualdade racial”.

Alva Célia Medeiros, diretora de Promoção da Igualdade no município de São Francisco do Conde, acrescentou que “assim, vamos compreendendo melhor como podemos aprimorar as ações estratégicas destinadas à população negra nos nossos municípios, no âmbito das estruturas dos poderes públicos”.

Além das participações presenciais, em Salvador, diversos integrantes do Fórum de Gestores estiveram conectados à videoconferência, nas salas de transmissão dos municípios de Serrinha, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Juazeiro, Seabra, Jequié, Itapetinga, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Cruz das Almas e Bom Jesus da Lapa.

Melhores práticas

No âmbito da cooperação entre Governo do Estado e municípios, está aberto o período para inscrição de propostas no Prêmio Melhores Práticas de Gestão Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial. A data limite para envio das experiências é 22 de março. Podem participar órgãos públicos das administrações municipais, que concorrerão a equipamentos multimídia, a exemplo de notebook e data-show, fortalecendo o poder público local na atuação junto às políticas para a população negra.

As experiências devem ser enviadas exclusivamente via Correios, na modalidade Sedex ou com Aviso de Recebimento (AR), para o destinatário ‘Prêmio Melhores Práticas – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial/Sepromi’, no endereço Avenida Manoel Dias da Silva, nº 2.177, Pituba, – Salvador/Bahia, com o CEP 41830-000. Mais informações podem ser obtidas no site da Sepromi.

Comentários