18 de outubro de 2021 às 05:40
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Voluntárias Sociais levam Feira Cidadã a Porto Seguro


Publicado em: 19/04/2018 12:40
Por:


No lugar onde o Brasil foi descoberto há 518 anos, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promove mais uma edição da Feira Cidadã. Realizado na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, o evento começou na manhã desta quinta-feira (19) e segue até o final deste sábado (21), com previsão de atender 10 mil pessoas.

Idealizada pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, a feira oferece procedimentos médicos como mamografia, ultrassonografia de diversas áreas do corpo e atendimento odontológico e ginecológico, incluindo o exame preventivo.

O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes explica que a ação já passou em Jequié, Ipiaú, Itarantim, Ituberá, Cardeal da Silva, Salvador e Catu. “Ainda teremos mais duas edições neste primeiro semestre. O objetivo da feira é, realmente, facilitar o acesso da população mais carente às políticas públicas. Já conseguimos atender mais de 60 mil pessoas nas nove cidades que passamos”.

A população está tendo acesso também a exames e avaliações de rotina. Integram a lista de serviço oferecidos a aferição de pressão, medição do índice glicêmico, orientação nutricional e exames oftalmológicos. Neste último item, para as pessoas que forem identificadas com alterações, serão oferecidos óculos e cirurgias de catarata. O aposentado Edinaldo Costa sabe que precisa da operação. “Aproveitei a chance e vim ver se consigo corrigir esse problema na visão”.

Cidadania

Uma carreta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está estacionada no local e oferece a emissão de documentos como identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). São previstos 500 atendimentos, somente nessa unidade móvel. A dona de casa Tamires Santos aproveitou a oportunidade para tirar a 2ª via da identidade. “O dinheiro está curto. Tirar o documento aqui é de graça, e eu não precisei sair muito cedo para conseguir o atendimento”.

Uma brinquedoteca foi montada para a criançada que acompanha os adultos no evento. A operadora de caixa Rosenilda Ribeiro foi à Feira Cidadã “para fazer um exame oftalmológico que precisava há muito tempo. Eu ainda pude deixar minha filha e sobrinha no espaço de brincadeiras, e isso é maravilhoso. Para completar, ainda ganhei o óculos”. Educação no trânsito de forma recreativa e assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado da Bahia completam a relação de serviços.

Comentários