Embora considere prematuro e prejudicial à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a antecipação do debate eleitoral sobre 2026, o presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, considera que o senador Jaques Wagner (PT) é candidato natural à reeleição.
“Essa antecipação termina criando atritos na base do governador. Mas, numa bola dividida pela questão das vagas do Senado, ninguém resta dúvida de que Wagner é candidato natural à reeleição. Foi ele quem começou todo esse processo em 2006, sendo responsável pelo crescimento do PT e dos demais aliados. Todos nasceram da costela de Wagner”, declarou Lúcio ao Política Livre.
Lúcio também considerou natural que Jerônimo busque a reeleição. Sobre a vice, hoje a cargo do MDB, com o vice-governador Geraldo Júnior, postulante ao Palácio Thomé de Souza, Lúcio afirmou que “a lógica é manter ao máximo possível a chapa vitoriosa (de 2022)”.
Wagner já declarou que é candidato à reeleição. Serão duas vagas para o Senado em 2026. O senador Ângelo Coronel (PSD) também tem a pretenção de disputar novamente o cargo. Também são cogitados mais fortemente na disputa, pela base de Jerônimo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, presidente do Avante na Bahia.