Cerimônia da 78ª edição do festival acontece neste sábado, 24
Wagner Moura fez história no Festival de Cannes: tornou-se o primeiro homem brasileiro a vencer o prêmio de melhor ator, por sua atuação em “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho. A cerimônia da 78ª edição do festival acontece neste sábado, 24.
O ator não conseguiu comparecer à cerimônia de premiação devido a compromissos com as gravações de “11817”, filme dirigido por Louis Leterrier. Ele foi representado no palco do Festival de Cannes pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, que recebeu o prêmio em seu nome.
“Eu tive uma espécie de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura, um grande ator e uma grande pessoa. Espero que este filme traga coisas maravilhosas. Obrigado ao júri e à presidente Juliette Binoche”, destacou Mendonça Filho.
O prêmio marca o primeiro grande reconhecimento internacional individual na carreira de Wagner Moura, que anteriormente havia sido indicado ao Globo de Ouro por sua atuação em “Narcos”. Anos antes, em 2008, testemunhou “Tropa de Elite”, obra de José Padilha, conquistar o Urso de Ouro do Festival de Berlim.
Com este feito, Moura passa a integrar o seleto grupo de atores brasileiros premiados em Cannes – sendo o pioneiro masculino nesta conquista. O caminho havia sido aberto por Fernanda Torres, premiada como melhor atriz por “Eu sei que vou te amar” (Arnaldo Jabor, 1986), e posteriormente por Sandra Corveloni, premiada pela atuação em “Linha de passe” (Walter Salles, 2008).
“O Agente Secreto” foi exibido em Cannes no último dia 18 e foi aplaudido de pé por vários minutos. O longa chamou a atenção da imprensa francesa, que o chamou de “virtuoso” e “espetacular”.
A obra já venceu dois prêmios no festival neste sábado. O longa foi considerado o melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também ganhou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio. Além disso, o filme é um dos concorrentes à Palma de Ouro, principal honraria do festival.
Foto: Divulgação