Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou Wellington César Lima e Silva para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em substituição ao ex-ministro Ricardo Lewandowski. O convite ocorreu durante reunião no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (13), com a presença do ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.
A nomeação de Wellington César será publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira.
Atualmente advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva já integrou a equipe do atual governo como secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Ele também ocupou o cargo de ministro da Justiça durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Com trajetória no Ministério Público, Wellington foi procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia e procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos. Ao longo da carreira, atuou em funções estratégicas nas áreas jurídica e institucional.
Na formação acadêmica, possui mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu os créditos do doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Também atuou como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.
